domingo, 16 de outubro de 2011

Selo de candidato em noite de Pedro Valadão (Crónica do Região do Desporto)

O jogo grande do fim-de-semana do Futsal Terceirense estava agendado para o pavilhão doPorto Judeu e colocava frente a frente o Posto Santo que esta época militará na Série-Açores de Futsal e o GDR São Carlos que é clararamente candidato a vencer o campeonato ilha Terceira. Duarte Melo e seus pupilos chegavam a esta partida vindos de uma vitória sobre o Maritmo por 4-2, por seu turno o GDR São Carlos comandado por Aldo Furtado vinham de uma vitória sobre o Académico por 5-2. No POrto Judeu assistiu-se a uma excelente jornada de propaganda de Futsal, com uma partida emotiva, com uma primeira parte um tanto ou quanto equilibrada a dada altura, mas depois o GDR São Carlos assumiu as rédeas da partida e saiu para intervalo a vencer por 0-2. No segundo tempo como tinha obrigatoriamente que o fazer o Posto Santo subiu no terreno de jogo em busca do prejuizo e com alguma felicidade à mistura conseguiu mesmo chegar à igualdade a 2 golos, com que se atingiu o final da partida.

A primeira equipa a criar perigo foi o GDR São Carlos quando à passagem do minuto 3 Rui Drumonde recupera o esférico em zona priviligiada e deixa em Luís Brum que atira forte mas por alto. A partida não decorria a um ritmo elevado, mas a equipa do Posto Santo conseguia com relativa facilidade conquistar algum espaço entre linhas no último sector do GDR Sâo Carlos, mas mesmo assim insuficiente para criar perigo. Mas aos 7 minutos Foi o reforço do Posto Santo, Carlão o primeiro a testar Pedro Valadão com um excelente remate mas o guardião de São Carlos respondeu à altura. Poucos segundo passados Dimas com um fantástico passe deixa o esférico em Juka que remata forte para excelente parada de Pedro Valadão. Estava dado o mote para mais uma grande noite do guardião de Aldo Furtado.

Ao minuto 11 em pouco mais de vinte segundo Pedro valadão foi chamado a intervir por três vezes, e sempre com defesas de elevado nível de dificuldade, primeiro a remate de Carlão, na recarga a remate de Duarte Melo, e na sequência de canto novo remate de Duarte Melo para nova grande parada. A partir dos 13 minutos foi a vez do GDR São Carlos se instalar no meio campo do Posto Santo, e Luís Brum de livre atirou ao lado da baliza de Brandon Lima. Aos 15 minutos os pupilos de Aldo Furtado conseguem uma excelente troca de bola nas imediações da área do Posto Santo e deixam em no reforço Tiago Bebetos, mas este atira ao lado. Tiago Bebetos começava a dar nas vistas e passados poucos segundos atira de longe mas ao lado.

E ao minuto 17 o dianteiro da equipa do GDR São Carlos tira da cartola uma fantástica jogada individual, quando passa com relativa facilidade pelo seu marcador directo e depois com dois defensores pela frente, consegue iludir os mesmo e passar com o esférico controlado no meio dos dois e na cara de Brandon Lima de angulo muito dificil atira para o primeiro golo da partida, para grande festa dos seus companheiros. O Posto Santo na resposta ao golo sofrido vê Juka deixar João Pereira isolado, e este atira para mais uma parada incrivel de Pedro Valadão, onde se inicia um rápido contra ataque para o GDR São Carlos, que vê ainda a defesa do Posto Santo claudicar infantilmente e Marinho agradece para fazer o 0-2. Ainda antes do intervalo Tiago Bebetos atrasa o esférico para Pedro Valadão, isto depois de o seu guardião ter recolocado o esférico em jogo, levando o Posto Santo para a linha de área com um livre indirecto, onde João Pereira assistiu Dimas e este atirou forte, mas ao poste.

O GDR São Carlos chegou ao intervalo a vencer por 0-2, e para o segundo tempo esperava-se uma reacção da equipa do Posto Santo, que na teoria dispõe de outros argumentos para atacar o competição. O Posto Santo entrou forte no segundo tempo e logo ao 3º minuto numa boa troca de bola, Dimas deixa o esférico em Jardel, que vê Juka sozinho ao segundo poste e deixa o esférico no mesmo e este atira ao poste da baliza de Pedro valadão. Volvidos poucos segundos os pupilos de Darte Melo chegam ao golo na conversão de um livre indirecto, com Dimas a atirar forte para a baliza de Pedro Valdão, e o guardião do GDR São Carlos bem a deixar o esférico entrar, melhor ainda esteve a equipa de arbitragem, ao mandar recomeçar a partida com lançamento de baliza, invalidando e bem o golo do Posto Santo. Em seguida Dimas volta a estar em destaque quando remata forte para nova excelente intervenção de Pedro Valadão.

Mas o GDR São Carlos estava ali para bater o pé a uma das equipas da Série-Açores e no minuto seguinte depois de uma boa jogada Hugo Pacheco atira para defesa atenta de Brandon Lima. Ao minuto 25 Jardel atira de longe e vê Pedro Valadão voar para grande defesa. Aos 27 minutos o Posto Santo consegue mesmo reduzir a desvantagem, quando Juka com um forte e colocado remate à entrada da área faz o 1-2. Ao minuto 30 Juka volta a tentar a sua sorte, mas desta feita com um remate de longe, mas mais uma vez Pedro Valadão voa para a fotografia. Poucos segundos depois Pedro Fernandes recupera o esférico em zona priviligiada e deixa o mesmo em Marinho, que de primeira devolve ao companheiro, na tentativa de deixar o mesmo isolado, mas acabou foi por ver o esférico sair pela lateral e o companheiro correr em direcção à baliza de Brandon Lima. A equipa do Posto Santo com quatro faltas cometidas, acaba por cometer falta, com o árbitro bem a dar a lei da vantagem, mas mais à frente comete nova falta, levando Luís Brum para a marca dos 10 metros, mas o jogador do GDR São Carlos não fez melhor que atirar ao lado.

Aos 31 minutos o Posto Santo desperdiça uma flagrante oportunidade para chegar à igualdade, quando Miguel Toste cruza para a área de Pedro Valadão e Paulo Careca à boca da baliza encosta para nova intervenção do guardião adversário. Mas como um azar numa vem só, Luís Brum depois de ter desperdiçado o livre de 10 metros, na sequência de um canto apontado por João Paulo Pinheiro viu o esférico desviar em si e entrar na baliza da sua equipa, para desagrado de alguns criticos adeptos do GDR São Carlos. Os pupilos de Aldo Furtado reagiram bem ao golo sofrido e aos 33 minutos Luís Brum com um excelente passe para o segundo poste deixa Marinho na cara de Brandon mas o melhor que o capitão do GDR São Carlos conseguiu foi encostar o esférico para defesa fácil de Brandon Lima. Aos 36 minutos Juka com um bom remate cruzado obriga Pedro Valadão a defesa muito complicada a dois tempos. Pouco depois foi a vez de Jardel com um fantástico remate levar o esférico a beijar a trave da baliza de Pedro Valadão.

Aos 37 minutos Jardel com um excelente trabalho sobre Tiago Bebetos acaba por rematar, mas vê novamente Pedro Valadão voar para grande parada. A poucos segundos do minuto 38 passe longo para Jardel, na tentativa de isolar o mesmo, mas Hugo Pacheco carrega o adersário em falta já nas imediações da área e acaba expulso. A jogar com mais um a pressão do Posto Santo sobre a baliza adversária aumentou e a 1 minuto do final da partida Dimas aparece na cara de Pedro Valadão e remata para nova parada de alto nívele na recarga Duarte Melo em excelente posição atirou, com o esférico a desviar num contrário e a embater no poste. A escassos segundos do final Juka fica na cara de Pedro Valadão e remata para o guardião do GDR São Carlos fazer a defesa da noite, confirmando o empate final da partida.

Pedro Valadão fi indiscutivelmente o homem do jogo, com defesas espectaculares. Destaque ainda para o recem chegado ao Futsal Tiago Bebetos.

DO lado do Posto Santo destaque para Dimas, Juka e o recem chegado ao Futsal Carlão.

A equipa de arbitragem realizou um excelente trabalho, quase meritório de excelente.



FICHA DO JOGO



Equipa de Arbitragem

1º Árbitro: José Silveira
2º Árbitro: Dioclésio Ávila
Cronometrista: Duarte Mourão

CDCC Posto Santo

15 - Brandon Lima
5 - Miguel Toste (C)
8 - João Pereira
9 - Juka
10 - Paulo Careca

Suplentes



1 - Rui Godinho
2 - Carlão
3 - Duarte Melo
6 - João Paulo Pinheiro
7 - Dimas
11 - Jardel
13 - Rodrigo Alves
Tr. Duarte Melo

Disciplina: cartão amarelo a Carlão e Miguel Toste, aos 30 e 33 minutos respectivamente.

GDR São Carlos

1 - Pedro Valadão
5 - Pedro Fernandes
8 - Rui Drumonde
10 - Luís Brum
14 - Miggy

Suplentes

12 - Filipe Neri
2 - Filipe Moura
3 - Hugo Pacheco
6 - Vitor Couto
7 - Marinho (C)
9 - Marlon
15 - Tiago Bebetos
Tr. Aldo Furtado

Disciplina: cartão amarelo a Luís Brum e Marlon, aos 23 e 30 minutos respectivamente. Cartão vermelho a Hugo Pacheco aos 38 minutos.

2 comentários:

Luis 10 disse...

Antes de mais salientar que a pessoa que escreveu esta notícia foi comigo e veio no mesmo carro, e comentou que para haver um vencedor seria o GDR.
Depois do jogo do GDR tivemos vendo o jogo entre o Academico e o Maritimo na qual o GR do Academico teve uma noite menos feliz, se comparar a exibição do GR do GDR com a do Academico, é normal o título "Noite de Pedro Valadão", é porque quem lê apenas a notícia parece quase que foi um massacre do Posto Santo, algo que nem de perto foi. Prova disso foi a unanimidade entre os jogadores de ambas as equipas sobre do resultado.
Na minha opinião o melhor em campo sem tirar mérito a boa exibição do Pedro Valadão como de toda a equipa, foi o Tiago Babetes que fez "Gato-Sapato" da equipa do Posto Santo.
Parabéns Babetes pelo excelente golo.
Do lado do Posto Santo penso que o melhor em campo foi sem duvida o Juka.
Para piores em campo do lado do GDR fui eu e do lado do Posto Santo o Paulo Areias (Careca).
Mts Parabens ao nosso Mario Mesquita que hoje encontra-se de aniversário!!!!
Força GDR

Marlon disse...

Acho qe jogámos bem na primeira parte e menos bem na segunda. Continuar a trabalhar em condições para alcançar os objectivos traçados. Força GDR!!!