sexta-feira, 11 de abril de 2008

A propósito dos 4 segundos... um bom exemplo!

“Um bom exemplo, é um esquema táctico muito trabalhado pelas equipas: as Saídas de Pressão… a contagem dos 4 segundos, não se inicia após o remate à baliza… pois não?! Inicia-se a contagem com o Gr na área de 6 metros, com a bola disponível… é um bom exemplo!”

Aproveitando este “feliz” exemplo (modéstia à parte) e, com o objectivo de consubstanciar a minha tese, resolvi recorrer aos meu “arquivos” (tipo Pôncio Monteiro), e publicar um vídeo, da Associação Cultural de Alcaria vs Gondomar Futsal, dirigido por uma equipa de Arbitragem de 2ª Categoria Nacional. Julgo que o “estatuto” dos árbitros, por si só, legitima o meu exemplo.
Reparem, no vídeo, que há o remate à baliza e, apenas quando o Gr tem a bola disponível, se inicia a contagem dos 4 segundos, o árbitro, tem o “bom senso” de esperar que a bola esteja disponível para ser jogada (ter atenção à sinalética do árbitro e ao movimento do Gr).
Visionem e comentem!

Ai rir!

19 comentários:

Palmeiro disse...

Se este exemplo não for suficiente, tenho mais videos para consubstanciar a minha tese!
Ai rir!
Sr. Dâmaso e Luís Silveira, ficou esclarecido?! Espero que, desta vez, fique "imortalizado"!
Ai rir!

Luis Silveira disse...

Dr., tenho algumas duvidas sob se V. Exª nao tera percebido bem algum comentario meu.
Não há duvida que o video reflete com clareza o que se devera passar, mas tambem lhe digo que na UEFA a sinaletica e o procedimento é em tudo identico ao que estes Srs de 2ª cat (e bem) poem em pratica.

Só foi pena o teu SLB nao ter feito o mesmo com a Academica :):):)

Dâmaso disse...

Boa tarde Dr. Palmeiro. De facto, conforme o Luís Silveira comentou, os árbitros que arbitarm na UEFA, fazem a mesma sinalética daquele senhor árbitro do video, que V. Ex.ª apresntou no blog. Claro, e o senhor melhor do que ninguém saberá, que aquando da execução de livres (excepção feitas às grandes-penalidades e livres de 7 ou serão 10 metros????) o tempo é "contado" mentalmente pelo árbitro, sem que haja a sinalétcia de contagem com os dedos, tempo esse que começa a contar a partir do apito do árbitro. Infelizmente, ainda há jogadores, que param a olhar para a mão do árbitro ou, também os há, que após o soar do apito é que decidem retroceder uns passos e "tomar" uma grande embalagém, obviamente perdendo preciosos segundos. Fraseando o ilustre "jornaleiro" terceirense, "quando assim é ...". Um abraço. PS diz ao Palmeiro sénior, que continuo a aguardar esclarecimento. Ele sabe do que se trata. Bom Fim-de-Semana.

Palmeiro disse...

Caro Luís silveira,
Primeiro que tudo, esclarecer que, da próxima vez que me tratares por Dr., serei obrigado a tratar-te por Referee “Bongo”… espero que tenha ficado clarificada a minha posição, e que saibas ler nas “entrelinhas”!
Quando aos 4 segundos, apenas fiz questão de esclarecer a minha posição… para que não fiquem “imortalizadas” “verdades deturpadas” (tipo bola em contacto com o solo, por certo “deturpado” pelo Sr. “Balhalhica”, porque tu, pelo que recordo, nem estavas presente)! Tudo aquilo que defendo, defendo-o com coerência… na minha vida profissional e na minha vida pessoal!
Espero que tenha ficado explícito!
Quanto ao meu Glorioso (e até por “deformação” profissional), respondo-te com a seguinte afirmação: que trabalhem para ganhar os jogos deles, como eu trabalho para ganhar os meus… o resto, é “emotividade”!
Só estranhei a boca, vinda de um “lagarto” como tu, que a todos os níveis, não terá tido uma época desportiva invejável… o Sporting é o que se vê, o Lusitânia, sem comentários… nem no basquetebol, já, se safam! Assim sendo, por uma questão de coerência, “quem tem telhados de vidro, não atira pedras”…
Ai Rir!
Caro Sr. Dâmaso Teixeira,
Não sou procurador de ninguém, assumo apenas aquilo que me compete assumir!
Assim sendo, os esclarecimentos que lhe deve o Palmeirão, deverão ser imputados ao próprio… nunca ao Palmeiro Jr.! De qualquer forma, naquilo que lhe poder ser útil, como deve saber, estarei sempre disponível!
Caros Senhores do Apito (Luís Silveira e Sr. Dâmaso Teixeira),
“Um mal nunca vem só”… como se não bastasse serem árbitros, ainda são “lagartos”!
Ai Rir!
Akele Abraço para os dois… e finalmente, o tempo deu-me razão… fui mal expulso no Posto Santo… como aqui foi reconhecido, publicamente!
Ai Rir!

Palmeiro disse...

Sr. Dâmaso, posso ter sido eu a interpretar mal o seu texto, mas em qualquer situação em que sejam contabilizados os 4 segundos (das previstas nas Leis de Jogo, obviamente), a sinalética do árbitro deverá ser clara, explícita e perceptível a todos (jogadores e público) … e crescente, aumentando, progressivamente, de um dedo para quatro, erguidos… ou estou errado?!
Assim sendo, a contagem, obviamente, acontece “mentalmente”, mas terá também de ser, imperativamente, gestual... ou estou errado?!

Palmeiro disse...

Lembrei-me deste exemplo: se o árbitro não fizer a sinalética da “lei da vantagem”, não pode contabilizar a falta na mesa! Ou estou errado?
O árbitro tem de “dar a entender” (através da linguagem gestual), que viu a falta, mas não “beneficiou o infractor”, concedendo a “lei da vantagem”, e contabilizando, posteriormente, a falta na mesa! Caso contrário, nenhum dos “agentes desportivos” perceberá de onde surgiu a falta, inclusive, o Delegado Técnico (na bancada), em funções de delegacia e observação (no caso de existir)! E, que eu tenha conhecimento, se isso acontecer, o árbitro será penalizado na sua nota final… ou estou errado?
Além disso, sempre que uma equipa atinge a 5ª falta acumulada, o árbitro deverá dirigir-se ao centro de terreno e assinalar este facto (através da linguagem gestual). Se assim não acontecer, não terá legitimidade para, à 6ª falta acumulada, indicar livre da 2ª marca de grande penalidade! Ou estou errado?
Partindo do mesmo postulado, o árbitro só pode marcar a infracção aos 4 segundos, se for perceptível para todos a sua contagem (através da linguagem gestual)! Caso contrário, não terá legitimidade para assinalar a infracção! Ou estou errado?
Nos meus “arquivos” (tipo Pôncio Monteiro), tenho um bom exemplo para corroborar a minha tese… um exemplo de erro do árbitro, identificado através da sinalética…publicarei brevemente!
É verdade, no erro do árbitro (no vídeo em causa, que publicarei, brevemente), a minha equipa é claramente beneficiada por um erro de “sinalética” do árbitro! Para que fique explícito a minha coerência de análise… pelo menos, procuro nunca a perder!

Luis Silveira disse...

Peço desculpa pela minha ofensa, prometo nunca mais chamar de ... ao Palmeiro Junior, mas perceba que o titulo aplicado sera sempre para que perceba que nos, simples mortais insulanos, reconhecemos-lhe capacidades e conhecimentos superiores, nao so pelas vivencias que tens bem como pelo estudo que certamente faras, nao so das tacticas e tecnicas, mas tambem das "leis da arbiragem" (esta por deformaçao familiar).
Embora nao seja para aqui chamado tenho que responder: Sendo efectivamente verde (leao e nao lagarto), no que diz respeito ao basket encontro-me a colaborar, com muito orgulho, no Terceira Basket Club que se encontra a disputar as meis finais da CNB1-Sul (um campeonato equivalente a uma II Divisao B do futebol) - um projecto modesto, mas serio e digno, ao contrario de outros nesta modalidade. Em relaçao ao Clube de Portugal, amanha digo-te alguma coisa, pois no Campeonato ja nao vejo vermelho à minha frente.

Um abraço

Palmeiro disse...

Muito bem, Luís Silveira… ficou esclarecido.
Agradeço o “reconhecimento”!
Mas ainda ninguém me respondeu, na “UEFA da Terceira” sinalizam-se os 4 segundos ou não (através da linguagem gestual)?!
Ai Rir!
Pelo teus comentários anteriores, já percebi que, tal como eu, não concordas com o “monopólio” do Pavilhão Municipal (pertença de todos os utentes do Município), por parte do basquetebol dos “verdes da rua da Sé” (pelo que sei, já nem sede têm, mas o Pavilhão continua a ser deles)!
Ai Rir!
Só para meter mais uma “acha para a fogueira”: nos descontos de tempo, no basquetebol, fala-se “Terceirense” ou “americano”!?
Ai Rir!
Quanto aos Lagartos, é triste, para as duas “agremiações”, jogarem a Época numa meia-final da Taça de Portugal… “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”!
Que ganhe o “menos mau”!
Ai Rir!
Akele abraço Luís Silveira… agradeço e retribuo os elogios!

Luis Silveira disse...

Dois pequenos esclarecimentos:
No Basket do TBC fala-se PORTUGUES.
A Bem da verdade: O Pavilhao Municipal nao se encontra "vendido" ao SCL, pois nele treinam Boa Viagem, Angra basket e Terceira basket, todas elas com varios escaloes de formaçao, o que o ex-glorioso, (tem graça, nao é só na Terceira)infelizmente, nao tem.
A linguagem gestual, diria na minha modestia sinalética, dos 4 segundos é praticada, como nao podia deixar de ser, na UEFA da Terceira.

Se for preciso mais algum esclarecimento que esteja ao meu alcance (ai rir) sou todo ouvidos...

Palmeiro disse...

Luís Silveira,vamos ser directos e frontais... quando não se tiram as tabelas para o futsal porque há basquetebol, qualquer coisa está mal?! Ou ñ concordas!?
Quanto à "linguagem gestual", é apenas um eufemismo para referir a sinaléctica... por isso surge entre aspas! Mas ela ("linguagem gestual" ou sinaléctica, como preferires), é perceptível a todos ou não?! Se não for, continuo a defender, que não deve ser punida a infracção... porque não houve "sinalização"!
Isso é que interessa discutir...
Vocês árbitros, no geral, quando se começa a discutir a sério, "metem todos o rabinho entre as pernas"... são cá uma "tribo"!!
Ai Rir
Farto-me de ouvir, de alguns árbitros, "é a sua opinião"... é um "mecanismo de defesa" para fugir às discussões!
Quem não tem coerência a discutir, não a terá a "decidir"... por certo!
Não falo directamente para ti, falo no geral... da tua "tribo"!
Mas, se te servir o barrete...é só enfiar!
Ai Rir!
Sr. Árbitro, "considere-se advertido"!
Ai Rir!

Palmeiro disse...

Luís Silveira, tu que agora és um "homem do basquetebol"... se o árbitro não fizer a sinalética dos 3 segundos, pode marcar a infração ofensiva de um jogador no "garrafão"!? Obviamente, estamos a falar de outra modalidade, o basquetebol!
Acho que percebes a comparação!? É um bom exemplo!
Ai Rir!

Luis Silveira disse...

Ha claramente um equivoco da tua parte, palmeiro, as tabelas nao se tiram por causa do basquetebol, mas sim do hoquei!!
Essa de meter o rabo entre as pernas nao me toca, porque nos sitios onde estive e nos eventuais cargos que exerci/exerço nunca virei a cara à confrontaçao e troca de ideias, desde que seja com pessoas que defendem o mesmo que eu (Nao, nao, nao é a arbitragem, mas sim a verdade, a evoluçao e o poligresso - ai rir - mas é a realidade).
"É a minha/sua opinião" é realmente uma frase muito usada pela apitage, o que nao deixa de ser verdade, pois qualquer desporto tem as suas regras que têm que ser cumpridas e quem as cumpre e faz cumprir são sempre os "man in black" que, efectivamente têm o poder discricionario de julgar (claro sempre segundo a sua balança, que por vezes podera nao estar bem calibrada) que tera que ser bem aplicado. Claro que faço a minha parte...

Advertência verbal, Palmeiro (sei que nao esta na Lei, mas...)

Palmeiro disse...

"Não falo directamente para ti, falo no geral... da tua "tribo"!
Mas, se te servir o barrete...é só enfiar!"

Acho que fui claro, no comentário anterior!

Se formos rigorosos, à luz das Leis de Jogo, para se jogar futsal, as tabelas não deveriam lá estar... independente dos motivos porque não se as tiram!
Acho que concordas comigo, Luís Silveira!?

Ainda não responderam: os 4 segundos são contados "mentalmente" ou "gestualmente"!?

Ai Rir!

Além disso, quando se tratam de Leis, deixa de haver opinião, passando a existir objectividade de análise! Por exemplo, um Juiz de um Tribunal não poderá nunca ser “subjectivo”, nas suas decisões! Por isso mesmo, não aceito a “velha cantiga” da tua tribo: "é a sua opinião..."
Ai Rir!

Luís Silveira, só espero que a tua “advertência” não conste do Mod. 144!
Ai Rir!
Akele abraço

Luis Silveira disse...

Olha que te enganas, precisamos saber as leis e alem disso estar dentro do espirito do legislador, e, meu amigo, como te enganas em relaçao aos Tribunais (aqui falio da minha vida profissional).
Em relaçao a sermos rigorosos so lhe dou uma para meditares:O simples facto de contestar (desde "não é falta" até muito pior) é motivo de advertencia, pelo que nenhum jogo chegaria ao fim. Nunca conheci ninguem que conhecesse mais de Leis de Futebol do que o Vitor Reis, no entanto dentro do campo era um arbitro pouco mais que mediocre...

Luis Silveira disse...

Em relaçao à sinalética dos 4 segundos ESTAS DESATENTO aos meus posts

Estou ofendido, estou ofendido...

Palmeiro disse...

A dúvida dos 4 segundos não era para ti, de facto, já havias sido claro na resposta... a questão é para o teu "comparsa", o meu amigo Dâmaso Teixeira! Não percebi aquele comentário da contagem "mentalmente"... parecida com o teu comentário dos 2 metros, nas Reposições Laterais!

Ai Rir!

Mas como tu é que és o "Vitor Pereira da Terceira", já me esclareceste!
Só espero que "ainda" não tenhas "poder legislativo", como o "Vitor Pereira da Liga", que interpreta as regras da FIFA ao seu gosto pessoal para "proteger" o seu "afilhado", Sr. Pedro Proença!
Na tua "tribo", é só "corporativismo"!

Ai RiR!

Não te ofendas, amigo Luís Silveira... nunca foi minha intenção "ferir susceptibilidades"!

Ai Rir!

Luis Silveira disse...

Claro que tenho que te esclarecer: Vitor Pereira da Terceira nunca posso ser, pois embora a UEFA da Terceira em muitos aspectos peça meças à AFAH, nao passamos disso mesmo, de qualquer maneira... obrigado!!
No entanto na UEFA tenho poder legislativo, executivo e judicial, e se for preciso, peresuassivo tambem,

ATENÇÃO, a quem julga que me esta advertir, porque o feitiço pode-se virar contra o feiticeiro...

Ai gargalhar...

E viva o Benfica da segunda parte
Ai brincar...

Luis Silveira disse...

Claro que, como os arbitros, tambem me engano, queria dizer persuassivo... (ai tal palavra forte e dificil)

Palmeiro disse...

Assim sendo, quando tiveres disponibilidade, agradecia que me enviasses as “Leis de Jogo da UEFA da Terceira”… apenas para estar “informado” e ter conhecimento das “alterações”!
Ai Rir!
Parabéns ao Sporting… da 2ª parte!
Ai Rir!
Viste o "penalty" do Di Maria? Uma vez marcaste-me um assim!!
Ai Rir!
Outros tempos...
Akele Abraço!